NOTÍCIA

Mamona e biodiesel estão no centro do debate acadêmico

13 de Agosto de 2014
Voltar

A mamona e a seu papel como matéria-prima para o biodiesel estarão no centro dos debates do VI Congresso Brasileiro de Mamona, patrocinado pela Petrobras, que acontecerá de 12 a 15 de agosto, na Universidade do Parlamento Cearense/Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).


O tema desta edição é “Agricultura Familiar e Segurança Alimentar”. A proposta é debater a organização da cadeia produtiva da mamona e de outros cultivos, além de incentivar o desenvolvimento do agronegócio sustentável das oleaginosas energéticas. Como parte da programação, o Congresso terá ainda um painel sobre "As estratégias de transferência de tecnologia para a cultura da mamona", que terá como palestrante Maite Carvalhinho, gerente de Suporte Técnico Agrícola da Petrobras Biocombustível.


Em paralelo, também será realizada a terceira edição do Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, com foco nas culturas do algodão, macaúba, dendê (palma de óleo), girassol, pinhão manso, gergelim, amendoim, entre outras.  São esperados cerca de 350 trabalhos científicos sobre os temas. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 800 participantes, incluindo pesquisadores, estudantes, técnicos e agricultores. Uma das novidades deste ano é a realização de minicursos gratuitos para cerca de 500 agricultores familiares dos estados do Ceará, Bahia, Paraíba e Rio Grande Norte.


Fonte: Agência Petrobras



Compartilhe